Resenha: “95% Futebol — Você quer jogar aonde?”

Sob a ótica de um ex-jogador que não conseguiu seguir carreira profissional, livro enumera ambientes, figuras e situações tóxicas no esporte mais popular do país

NINGUÉM ME PERGUNTOU...
3 min readMay 6, 2021

Juro que tentei ler “95% Futebol — Você quer jogar aonde?” com 100% de isenção. Falhei miseravelmente. Também, pudera, sou amigo do autor/personagem do livro. Mas, acredite, isso não desabona as próximas linhas aqui!

Conheci o Eduardo Araújo — vulgo Dudu — , o autor/personagem em questão, mais ou menos dez anos atrás, quando trabalhamos juntos em uma empresa cujo nome eu prefiro omitir. O dono da tal empresa formou um timaço de profissionais naquele momento. E tinha clientes grandes. Pena que a sua competência pra selecionar o plantel era proporcional ao tanto que ele era tóxico com seus próprios funcionários.

E após a leitura, foi interessante pensar que eu, àquela altura completando uma década no mercado, vivia apenas minha segunda experiência num ambiente assim. Enquanto o Dudu, como retratado no livro, foi forjado na toxicidade do futebol. Era, portanto, um veterano no assunto.

“95% Futebol” é um livro sobre esse mundo tóxico. Uma indústria com engrenagens intrincadas, que tem um único objetivo: moer seres humanos. Quanto mais melhor. Pra colocar no mercado produtos processados, tipo aquele hambúrguer de caixa que se compra congelado. Ou, o que é pior, simplesmente descartar como rejeitos dos campos. O que acaba sendo mais a regra do que a exceção.

A porcentagem “chutada” pelo Dudu, que dá título ao livro, tem como base uma experiência puramente empírica, de quem esteve nas internas desse mundo. Confesso que não sei se existe algum estudo estatístico mais aprofundado sobre o exército de aspirantes que tentam uma carreira no futebol e ficam pelo meio do caminho. Mas desconfio que possa ser até maior.

E, é claro, temos os 5% restantes, que são aqueles que efetivamente conseguem ter carreiras no esporte. Mesmo esses, certamente, passam pelas mesmas agruras descritas pelo Dudu no livro.

Já os supercraques devem ser até menos de 5% dos 5%. Mas aí estamos falando do filé mignon extraído daquele gado que foi criado solto no pasto e abatido ao som de música clássica.

Narrado pelo Dudu e muito bem escrito por Rafael Alvarenga, o livro trata de temas duros, como bullying, assédio, desigualdade social e até mesmo assassinatos. Tudo dentro de um contexto real, da vida de um garoto que sonhou em ser jogador de futebol na década de 1990. E esteve perto de conseguir.

Mas apesar de tudo, a leitura é leve e até divertida. E induz a reflexões em cada um de seus dez capítulos. Meu preferido, por sinal, é o de nº3: “Vergonha de comer pouco”.

Pra resumir: recomendo demais! E não apenas porque o cara é meu amigo.

95% Futebol — Você quer jogar aonde?
Autores:
Eduardo Araújo e Rafael Alvarenga
Editora:
Editora Campo ou Bola
Nº de páginas: 150
Onde comprar: Por encomenda no site do livro

--

--

NINGUÉM ME PERGUNTOU...

POR RAPHAEL CRESPO: PAI | CARIOCA EM BH | JORNALISTA | FLAMENGUISTA | ANTIFASCISTA | LEITOR COMPULSIVO | DO METAL À MPB